terça-feira, 1 de maio de 2012

Passo a Passo Forno Solar

Este passo a passo você encontra no Blog do José Albano - Sabiaguaba Ceará: http://fornosolar.wordpress.com/construindo-o-seu/ 

Material para fazer o forno solar (um forno ou mais, quando indicado):

1 – Material de reciclagem:
- Caixas de papelão grandes
- Jornais velhos ou lã de vidro ou algodão grosso ou palha
- Sacolas plásticas (tipo supermercado) – Dois cabos de vassoura, de madeira
- Tira de borracha de câmara de ar
- Chapa de metal (folha de flandres, folha de zinco, bandeja ou tampa de ferro, etc)
2 – Material comprado:
- Cola plástica branca
- Rolo de papel de alumínio (largura maior ou menor)
- Pregos finos de 3 centímetros
- Dois metros de plástico transparente (incolor) de 0,15 ou 0,20 de espessura ou mais grosso
- 3 metros de fio de nylon médio
- Uma lata de tinta preta fosca em aerosol (de preferência do tipo para alta temperatura) – Dá para mais de um forno
- Um litro de tinta látex de parede, qualquer cor (opcional) – mais de um forno
- Uma caixa de tachinhas de sapateiro, nº 11 ou nº 2 – mais de um forno
- Uma folha de lixa para madeira nº 80 – mais de um forno
- Uma folha de lixa para metal nº 220 ou mais fina – mais de um forno
- Duas panelas de alumínio com tampa (de preferência baixas e de grande diâmetro)
3 – Ferramentas para a oficina:
- Lápis ou caneta
- Régua
- Estilete
- Tesoura grande
- Tesoura para metal em folha
- Martelo
- Serrote
- Alicate
- Furadeira com broca fina
- Pincel chato médio ou rolo pequeno

 

FORNO SOLAR DE TAMANHO TÍPICO

05
Figura 1
As caixas podem ser maiores e o espaço entre a caixa menor e a maior pode variar para um pouco mais ou um pouco menos e não precisa ser igual nos 4 lados. A caixa maior também pode ser mais funda, mas a caixa menor não deve ultrapassar 20 cm de fundura para não aumentar a sombra projetada sobre as panelas quando o sol está mais baixo no céu.
Em qualquer dimensão, o forno solar pode funcionar. Mas em geral, os fornos maiores aquecem mais por terem uma área maior de captação da luz solar. É mais conveniente também por abrigar maior número de panelas. (O limite prático para o tamanho do forno é o peso e o volume que podem causar dificuldades de locomoção).

 

PREPARANDO A CAIXA MENOR

06
Figura 2
1 – Começar colando no fundo da caixa todas as abas descoladas. Espalhar a cola com pincel ou espátula (ou um pedaço de papelão dobrado). Usar pesos – tijolos, livros, etc – até a cola fixar.
2 – Marcar a caixa nos 4 lados, por dentro e por fora, com uma linha pontilhada 20 cm acima do fundo.
3 – Cortar, com faca serrilhada ou estilete, os 4 cantos da caixa até a linha pontilhada.
4 – Depois de cortar, fazer vincos sobre as linhas pontilhas usando régua e uma colher. Isso facilita as dobraduras.
07
Figura 3 - Passar a ponta da colher fazendo pressão ao longo da linha pontilhada.
5 – Depois de criar os vincos sobre as linhas pontilhadas, dobrar para o lado de fora da caixa todas as abas, colando nos 4 lados. Depois de espalhar a cola com uma espátula, um pincel ou um pedacinho de papelão, fixar as partes a serem coladas, aplicando um peso (livros ou tijolos, por exemplo), até a cola segurar. Usar cola branca (cola plástica) ou cola caseira feita com goma ou farinha de trigo.
08
Figura 4
6 – Se ainda sobrarem pedaços das abas, criar vincos, dobrar e colar no fundo da caixa.
09
Figura 5

FORRANDO A CAIXA MENOR COM PAPEL ALUMÍNIO

10
Figura 6
1 – Aplicar cola nos 2 lados de cada canto interno da caixa. Aplicar também na base do canto.
2 – Cortar 4 faixas de papel alumínio de mais ou menos 8 cm de largura, por 25 cm de comprimento. Dobrar ao meio com uma régua e aplicar sobre cada canto com a parte fosca do alumínio em contato com a cola.
3 – Cortar no canto da faixa de alumínio. Dobrar e colar nos lados de fora da caixa.
4 – Com os 4 cantos já forrados, espalhar cola no fundo e nas paredes laterais internas da caixa colando, em seguida, o papel alumínio. Aplicar o papel alumínio com a parte mais fosca para baixo, sobre a cola, e a parte mais brilhante para cima.
5 – Passar sobre o alumínio um pano seco para reduzir as rugas e as bolhas de ar, melhorando, ao mesmo tempo, a aderência da cola.
11
Figura 7
6 – O papel alumínio deve ser dobrado sobre as bordas da caixa e colado também nas laterais externas da caixa, pelo menos até a metade.

FAZENDO A CHAPA COLETORA QUE VAI NO FUNDO DA CAIXA MENOR

No fundo da caixa menor, vai a chapa metálica pintada de preto fosco sobre a qual colocam-se as panelas. Essa chapa coletora absorve a luz do sol transformando-a em calor.
12
Figura 8
Essa chapa não deve encostar diretamente no fundo da caixa para não transmitir parte do seu calor para o fundo. Para garantir o isolamento térmico entre a chapa e o fundo, pregar embaixo, no sentido do comprimento, 3 pedaços de cabos de vassoura fixados por pregos que atravessam a chapa de cima para baixo, através de pequenos furos. No caso de uma chapa de metal mais fina, os cabos de vassoura ajudam a manter a chapa mais plana e mais resistente.

PREPARANDO A CAIXA MAIOR

13
1 – Comece colando no fundo todas as abas que estejam descoladas, use um peso (tijolos ou livros) até fixar.
2 – Marcar a caixa nos 4 lados, por dentro e por fora, com uma linha pontilhada, 28 cm acima do fundo.
3 – Cortar nos 4 cantos até a altura da linha pontilhada.
4 – Depois de fazer vincos sobre as linhas pontilhadas, usando uma régua e uma colher, dobrar as abas para dentro formando uma tampa sobre a caixa.
5 – Colocar a caixa menor, já forrada de alumínio, centralizada sobre a tampa da caixa maior.
14
5 – Colocar a caixa menor, já forrada de alumínio, centralizada sobre a tampa da caixa maior.
6 – Marcar o contorno fazendo uma linha pontilhada com lápis ou caneta. Fazer isso sobre todas as abas de papelão que cobrem a caixa.
7 – Fazer vincos sobre as linhas pontilhadas com uma régua e uma colher e em seguida dobrar para dentro da caixa cortando os excessos – as abas dobradas para dentro não devem ser maiores do que a profundidade da caixa menor, isto é 20 centímetros.
Dica: para fazer os vincos com maior facilidade, emborcar a caixa com a boca para baixo sobre uma mesa, com as abas abertas para os 4 lados.
8 – Duas das abas, em lados opostos, devem ser cortadas nas laterais para permitir o fechamento das 4 abas. Ao fechar as abas, fechar primeiro as internas e depois as cortadas.
15
9 – A caixa maior deve ainda ser pintada para tornar o papelão impermeável, aumentando assim sua vida útil. Pode-se também decorar a caixa fazendo desenhos ou colando figuras sobre as laterais pintadas. Nesse caso, é bom aplicar um verniz transparente ou uma solução fina de cola branca para impermeabilizar as figuras.

 Preparando o isolamento térmico da caixa maior

 Embora isso não seja fundamental, é desejável forrar com papel alumínio todo o interior da caixa maior. Sua função é refletir de volta para dentro da caixa algum calor que tenha atravessado o isolamento.
16
O espaço entre as caixas pode ser preenchido com uma variedade de materiais leves tais como: jornal velho rasgado em tiras, lã de vidro, palha, folhas secas, lã, algodão grosso, penas, enchimento de travesseiros, folhas de papelão, retalhos de pano, etc. Isopor e espuma de borracha não são adequados por exalarem odores desagradáveis ou gases tóxicos quando aquecidos.
No fundo da caixa maior, é mais simples fazer o isolamento com folhas de papelão de embalagens, empilhadas até a altura de 8 ou 10 centímetros.
Para o enchimento das paredes laterais, não importando o material isolante escolhido, o ideal é encher sacolas de plástico dos supermercados. Dessa maneira, é possível arrumar o enchimento das paredes verticais, sem que o material caia para o fundo da caixa.

FAZENDO A TAMPA DO FORNO SOLAR

A tampa é feita com 4 pedaços de cabos de vassoura aparafusados e pregados nos 4 cantos. O uso de cola branca além do parafuso pode tornar desnecessário o uso de pregos.
17
18Detalhe do corte a ser dado em cada ponta do pedaço mais longo dos cabos de vassoura. É aconselhável furar antes de usar pregos e parafusos. O uso de cola ou de um prego ao lado do parafuso evita que a outra peça gire livremente. Essa fixação extra é importante na hora de esticar os barbantes de apoio da sobretampa e na hora de pregar o plástico na moldura.
19
Esticar o plástico transparente por baixo da moldura de cabos de vassoura, dobrando e pregando por cima com tachinhas de sapateiro, grampos de pistola ou grampeador de papel.

FAZENDO A SOBRETAMPA DE PLÁSTICO TRANSPARENTE

Com a tampa colocada sobre as paredes da caixa grande, tomam-se as medidas para cortar o plástico da sobretampa. Usar fita métrica ou trena.
20
21

 

Usando a sobretampa

22
A sobretampa de plástico transparente deve cobrir a tampa e descer pelos 4 lados da caixa maior até sua base, onde é fixada por elástico, barbante, corda ou uma liga de borracha cortada de uma câmera de ar de pneu.
A função da sobretampa é vedar a saída de calor garantindo a mais alta temperatura no forno solar, através da manutenção de um colchão de ar entre os dois plásticos – da tampa e da sobretampa – criando assim um isolamento térmico e maior rendimento.

CORTE ESQUEMÁTICO DO FORNO SOLAR

23
1 – Sobretampa de plástico transparente descendo sobre os 4 lados da caixa grande preso perto da base com uma liga de borracha de câmera de ar ou elástico.
2 – Espaço de ar criando isolamento térmico entre a tampa, pregada embaixo da moldura de cabos de vassoura e a sobretampa esticada por cima.
3 – Tampa de plástico transparente esticado por baixo de uma moldura de cabos de vassouras.
4 – Panela preta com tampa de encaixe para reduzir a perda de vapor.
5 – Cabos de vassoura criando apoios para a chapa coletora, isolando-a do contato com o fundo da caixa.
6 – Chapa preta de metal – coletora de luz que transforma a luz do sol em calor.
7 – Sacos plásticos contendo tiras de papel jornal amassadas, criando um isolamento térmico entre as paredes da caixa menor e as da caixa maior.
8 – Pedaços de papelão empilhados no fundo da caixa maior criando o isolamento térmico na base do forno.
9 – Liga de borracha de câmera de ar prendendo a sobretampa de plástico transparente.


Um comentário:

  1. Olá amei sua explicação vou tentar fazer aqui em casa obrigada por compartilhar.Você poderia me ensinar como fazer um bolo ou torta nesse forno?Beijos.

    ResponderExcluir